O QUE É COLETA SELETIVA E COMO FUNCIONA?

A coleta de materiais recicláveis é chamada de COLETA SELETIVA. Seletiva porque materiais selecionados e separados dentro de nossas residências serão coletados numa coleta diferente do lixo comum.

Ao adquirirmos produtos, costumamos descartar todos materiais que consideramos sem utilidade; os quais denominamos erroneamente de lixo. Na verdade, esses materiais, quando devidamente separados e descartados podem ainda ser encaminhados para um processo chamado de RECICLAGEM.

Na reciclagem, muitos desses materiais que passariam centenas de anos em aterros sanitários podem ser transformados em novos produtos e retornarem às prateleiras para consumo.

Embalagens plásticas, por exemplo, dependendo do tipo, precisam de mais de 400 anos para decomposição. Garrafas de vidro mais de mil anos. Latinhas, mais de 100 anos.

O QUE É COLETA SELETIVA E COMO FUNCIONA?

A coleta de materiais recicláveis é chamada de COLETA SELETIVA. Seletiva porque materiais selecionados e separados dentro de nossas residências serão coletados numa coleta diferente do lixo comum. Ao adquirirmos produtos, costumamos descartar todos materiais que consideramos sem utilidade; os quais denominamos erroneamente de lixo. Na verdade, esses materiais, quando devidamente separados e descartados podem ainda ser encaminhados para um processo chamado de RECICLAGEM. Na reciclagem, muitos desses materiais que passariam centenas de anos em aterros sanitários podem ser transformados em novos produtos e retornarem às prateleiras para consumo. Embalagens plásticas, por exemplo, dependendo do tipo, precisam de mais de 400 anos para decomposição. Garrafas de vidro mais de mil anos. Latinhas, mais de 100 anos.

Daí a importância de coletarmos estes materiais e encaminharmos para o processo de reciclagem.

Veja na figura abaixo como isso funciona:


Os resíduos recicláveis precisam ser separados em sacola diferente do lixo comum. Eles serão coletados em dias divulgados à população. Após a coleta, todo material passará pelo processo de triagem onde os resíduos serão separados por categoria e encaminhados às indústrias de reciclagem.


Tanto a coleta como a separação dos materiais recicláveis serão operacionalizadas por cooperativas de catadores. As cooperativas estarão obtendo recursos tanto no momento da coleta através da prefeitura como a venda dos materiais recicláveis para a indústria.

Aquilo que para nós é um material sem valor, pode ser matéria prima para a produção de novos produtos e fonte de renda para sustento de muitas famílias que hoje vivem em situação de exclusão social.

Não é fantástico? Por tanto, você é o agente mais importante para que toda essa cadeia de reciclagem realmente funcione. Como? Separando os seus resíduos recicláveis corretamente. Veja como proceder à separação clicando aqui.